Você já ouviu falar no “armário cápsula”? Esse é um conceito que tem feito muito sucesso entre os homens. Trata-se basicamente de ter um número menor de peças, mas que sejam intercambiáveis entre si, para aumentar as possibilidades de look.

A vantagem de aderir a essa ideia é que você irá gastar menos tempo e dinheiro. Além disso, ficará bem vestido sempre. Só que é necessário um certo planejamento e autoconhecimento para montar o seu. Por isso, fizemos uma lista com cada etapa para te ajudar a iniciar um armário capsula:

NÚMERO DE PEÇAS: Para que o conceito funcione, você precisa reduzir o número de peças no seu guarda-roupas. O conceito considera que precisamos somente de 40 peças, incluindo calçados. Faça uma triagem e retire peças que não servem, que você não gosta ou que não têm mais a ver com seu estilo. Aproveite para se desfazer de presentes e lembranças da adolescência que estão guardadas. É necessário que você abra espaço para que tenha mais agilidade na hora de escolher seus looks pela manhã.

NECESSIDADES DIÁRIAS: Após a limpeza, analise suas necessidades. Pense no seu estilo de vida. Considere seu trabalho, os locais que frequenta e o tipo de roupa com os quais se sente mais confiante. Lembre-se de que o seu trabalho representa em torno de 70% do seu tempo, então você precisa de mais roupas para trabalhar do que para lazer.

cap3

COMBINAÇÕES: Com o que sobrou, imagine todas as combinações possíveis, montando looks reais para você. Uma dica é se inspirar em artistas e personagens que você admira pelo estilo. O ideal é que você tenha uma quantidade de looks suficiente para usar no intervalo entre as lavagens, ou adapte-se para lavar mais vezes suas roupas.

AQUISIÇÕES PONTUAIS: Após montar as combinações, você vai perceber que pode estar faltando algumas peças para criar looks mais assertivos. Procure nas lojas peças com qualidade. Uma boa roupa vai durar muito mais, então dê preferência para peças mais básicas e neutras, assim não tem perigo delas saírem de moda. O estilo aqui é minimalista, você precisa fazer mais com menos.

MANUTENÇÃO REGULAR: Para o armário cápsula ser eficiente, será necessário fazer uma manutenção de tempos em tempos. Você perceberá que, quanto mais fizer, mais funcional ficará seu armário.