16.11.17_Movember

Novembro é um mês marcante para todos os homens. No dia 17 é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, uma data em que promove a conscientização e atenção para a doença. E próximo, dia 19/11, celebra-se o Dia Mundial do Homem, data que chama a atenção para a saúde e igualdade de gênero.

Assim, durante o mês acontece o Novembro Azul: um movimento mundial de prevenção a uma série de doenças masculinas, com maior ênfase no câncer de próstata. Mas afinal, o que é esse movimento e como podemos propagar informação para combater doenças e salvar vidas? Como o foco é conscientização e prevenção, separamos alguns pontos essenciais que todo mundo deveria saber sobre estas campanhas. Confira:

  1. O principal objetivo do Novembro Azul

Conscientizar o homem sobre a importância de cuidar da saúde. Apesar de ter um foco no câncer de próstata – segundo tumor mais incidente no homem – o Novembro Azul têm um objetivo maior: despertar a atenção para os cuidados em torno da prevenção da doença, da infância à velhice. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que busca quebrar o preconceito masculino de ir ao médico para fazer o exame de toque.

novembro-azul

  1. As principais causas para o câncer de próstata

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) um dos principais fatores para a doença é a hereditariedade. Outros aspectos que são apontados como as principais causas do câncer de próstata são:

  • Uma dieta rica em gorduras saturadas;
  • O preconceito em torno do exame de toque;
  • A falta de conscientização, já que muitos homens morrem sem ter um diagnóstico da doença;
  1. Como prevenir doenças que estão relacionadas ao homem

O homem tem de se cuidar integralmente. Seja no campo psicológico, estético ou da saúde. E para prevenir doenças, é importante:

  • Fazer exercícios regularmente é um ponto essencial para a prevenção do câncer de próstata. Uma caminhada simples de 40 minutos por dia, feita de três a cinco vezes por semana, reduz bastante o risco de doenças e ainda alivia o estresse diário;
  • Uma alimentação mais saudável não ajuda apenas na prevenção de doenças. Acima de tudo, fará com que seu corpo funcione de uma maneira melhor. Dietas com foco na redução de gorduras e ricas em frutas e vegetais são as mais indicadas;
  • Visitar o médico regularmente. Apesar da gravidade e da alta incidência, o câncer de próstata tem 90% de cura quando diagnosticado precocemente.
  1. As faixas etárias de quem é afetado pelas doenças

Como a idade é um fator de risco, o câncer de próstata é mais incidente em homens acima de 60 anos. Mas como já comentamos antes, se engana quem pensa que o Novembro Azul promove somente a prevenção à essa patologia. Ou que a conscientização é focada somente em pessoas mais velhas. Com uma lista de informações completas em torno de dezenas de doenças, que vão desde problemas comuns em crianças, adolescentes e homens adultos até problemas usuais em homens da terceira idade, o Instituto Lado a Lado esclarece dúvidas sobre o diagnóstico e qualquer outra pergunta que você possar ter sobre qualquer doença que possa acarretar no câncer de próstata.

  1. Os passos para participar do Novembro Azul
  • Use roupas e acessórios azuis durante o mês para chamar atenção para o movimento;
  • Pesquise sobre o câncer de próstata e propague informações confiáveis nas redes;
  • Participe de eventos em apoio à causa, seja em empresas ou na sua comunidade;
  • Ajude a desmistificar o exame de toque e incentive amigos e as pessoas mais velhas a se prevenirem;
  • Deixar o bigode crescer e postar sua evolução nas redes é uma forma de apoiar o Novembro Azul. Aqui vão três sugestões para você apoiar o movimento:

bigode 2-2bigode

Visando este apoio, a Dr. JONES, parceira oficial do Novembro Azul, apresenta o kit THE MOUSTACHE BOX. O kit foi criado em parceria com o Instituto Lado a Lado e além de apoiar o Novembro Azul, conta a história do moustache. A cada venda, R$ 50,00 do valor total é revertido para o Instituto Lado a Lado. Confira a oferta e propague o Novembro Azul de todas as formas.

16.11.17_moustache_box-1