barba, Cabelos e óculos - 1.jpg

Olá! Sou Chantal Goldfinger, editora do By The Eyewear, amante de óculos e fã de homens barbudos. Acredito piamente no poder sedutor de barbas e cabelos. Quando harmonizados com um belo par de óculos, então…

Assim como os homens cuidam do cabelo e da barba, acho essencial a sinergia com os óculos, pois são uma ferramenta maravilhosa para dar personalidade a qualquer look e criar uma diferenciação ímpar, vital nestes tempos de homogeneização.

Dito isso, juntei algumas dicas práticas para El Hombre e Dr. Jones partindo da personalidade e do estilo que cada barba dá aos homens e como os óculos podem ser a cereja do bolo para vocês! Divirtam-se, e vamos ousar nestes looks!

QUANDO A BARBA PREDOMINA

Quando os rapazes optam por dar destaque à barba, invés da cabeleira, o mais legal é escolher um óculos que converse com o tom da pele, para criar uma harmonia. Gosto muito dos modelos vazados, como os do Alain Mikli, que têm muito design, mas não pesam no rosto como os modelos sólidos e grossos demais. Uma dica boa é evitar modelos tipo “máscara” que cobrem a sobrancelha e são mais grosseiros.

As barbas já são bem expressivas e, imagino eu, que homens que raspam a cabeça querem mesmo que o destaque sejam as barbas, então usar um óculos de sol colorido demais ou espelhado vai quebrar este conceito, desviando os olhares. Acredito em modelos cool mas discretos, releituras de modelos vintage, por exemplo, como o morango da Burberry ou da Ferragamo. Sempre optando por tons mais fechados, e mais próximos do tartaruga.

barba, Cabelos e óculos - 2

PERSONALIDADE À MOSTRA

Homens com personalidade merecem óculos igualmente divertidos e fortes.
Quando se assume para o mundo que vamos contar quem somos através de barba cabelo e MUITO estilo, o ideal é optar por óculos que GRITEM diferenciação. São peças carregadas de cor e design.

As lentes coloridas e peças que misturam acetato e metal são muito bem vindas nestas situações. Os óculos para estes homens devem ser diferentes, e nada tradicionais, seja no shape ou na cor. A ordem do dia é a ousadia. As marcas independentes como Niloca, Theo e Pq Arad dominam este território.

barba, Cabelos e óculos - 3

HIPSTER

Este look: sou lindo assim mesmo e vou deixar a barba e o cabelo emendarem mesmo, é para poucos (e bons)! Os que de fato acertam (a mão) têm um poder de sedução que é só deles!

Como aqui já temos bastante informação de cabelo despenteado e barba longa, entrar com um óculos colorido ou oversize é um elemento a mais, e pode ficar uma confusão visual. A dica então é buscar peças mais simples como acetato champanhe com lente verde, azul ou cinza, no que diz respeito ao modelo solar. E investir em modelos clássicos repaginados para os modelos graduados.

Gosto das peças que misturam madeira e acetato escuro. Estes rapazes são cool o suficiente para não ter que usar os tradicionais óculos de hipster-geek (leia-se Warby Parker), há marcas mais descoladas e menos comercias por aí. A ousadia já está na cara, um óculos que vá na contramão disto é mais elegante, e prova justamente o quão cool e despretensiosos estes rapazes são.

Barba, Cabelos e óculos - 4

VERY, VERY MESSY HAIR… DON’T CARE

Cabelo cacheado deixado ao natural e ainda com uma barba igualmente rebelde só podem significar uma coisa: eu sou assim e não quero nem saber da sua opinião. Sabemos, claro, que são horas e horas para se chegara neste look ultra cool (“Acabei de sair da cama, gata”), mas é um statement e dos mais divertidos.

Se estes rapazes querem mostrar que são anticonvencionais e não estão muito preocupados em se enquadrar em nada, beleza: os óculos devem dialogar com isto também. A regra aqui é clara: tem que ser cool e anti-tudo que imaginamos.

Peças engraçadas e divertidas como as da belga Theo que brincam com a percepção, e literalmente tiram sarro da peça óculos em si, são as mais indicadas. Outras como as da Dires Van Notten x Linda Farrow que são unissex e hibridas são ótimas para este perfil também.

Barba, Cabelos e óculos - 5

EXECS

Wall Street Executives: são lindos, modernos e elegantes. A paleta de cor que predomina no look deles é preto, bege e tartaruga. Mas eles são modernos e não precisam se apegar aos aviadores e aos wayfarers (apenas).

Minha dica é um toque de ousadia. Armações mais pesadas. Os tartarugas da Cutler and Gross são um bom exemplo, têm mais personalidade que um Ray Ban e são tão especiais quanto os ternos sob medida e as barbas divinamente bem feitas.

Quanto aos solares, gosto dos metálicos que são tecnológicos e super design. A linha Soup Can da Tavat foi desenhada por um engenheiro aeronáutico e todas as partes metálicas são feitas seguindo a lógica do trem de pouso de um avião! E de quebra a parte frontal é desenhada imitando as linhas da famosa Soup Can do Warhol! Tipo cultura, elegância e jetsetter… Tudo que permeia a vida destes executivos.

Barba, Cabelos e óculos - 6

OS GRISALHOS

Tudo nestes homens é impecável. O tom da barba, o corte do cabelo, o desenho do bigode. Os detalhes são milimétricamente pensados para não ser um “tiozinho”. Eles são mais descolados que um monte de garotão por aí. São seguros, lindos e cheios de estilo. Branco por si só é uma cor neutra. Assumir a cor dos cabelos e da barba é deixar claro sua vivência. Não há nada a esconder.

Dito isto, não vamos usar armações gigantes com lentes escuras para esconder rugas. Queremos tudo à mostra. A dica aqui é: less is less. Óculos mais leves e cheios de tecnologia. A Mykita e a Ic! Belin são bem high tech e masculinos, mas sem o peso do acetato. Nada de ficar pesando no vintage. Estes homens são modernos demais para isso. Vamos investir em peças de titânio e carbono.

Barba, Cabelos e óculos - 7

Para deixar sua barba, cabelo e pele sempre nos trinques, a Dr. Jones oferece produtos de alta tecnologia, com fórmulas multifuncionais e de fácil aplicação. Visite o novo e-commerce que eles acabaram de lançar para saber mais. E se você gostou das dicas, não deixe de acompanhar o By The Eyewear para mais matérias e novidades sobre óculos.

Barba, Cabelos e óculos - 8